Projeto 2007

Artista convidado: Luiz Alphonsus de Guimaraens

Projeto piloto
Período
: agosto a novembro de 2007
Escolas que participaram:
- Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu*
- Escola Municipal Professora Olga Teixiera de Oliveira*
 *Integrantes do Projeto TONOMUNDO (do Oi Futuro - Instituto de Responsabilidade Social da Oi)
Número de participantes: 20 (10 alunos de cada escola)

Encontro em um ponto

Luiz Alphonsus de Guimaraens

Encontro em um ponto foi um trabalho vivencial de realização coletiva que visou conceituar e compreender o processo de criação de um trabalho de arte.

Do pensamento abstrato à materialidade. Da materialidade à abstração: com a idéia de transformar o dia a dia numa compreensão de tempo e espaço, foi realizada uma experiência onde dois grupos de pessoas partiam de suas casas documentando todos os momentos por que passavam quase que diariamente entre suas moradias e seu trabalho. A experiência foi realizada por estudantes de duas escolas do Grande Rio, que simultaneamente registraram em celulares seus trajetos casa-escola. Toda a relação de espaço-tempo foi percebida e discutida como uma realidade contemporânea, ou seja, tudo aconteceu simultaneamente num universo urbano ou cósmico.

O Encontro em um ponto tinha como ponto de partida as próprias escolas, o como ponto final da experiência vivencial a trajetória até o Parque Lage. Todo este registro foi publicado na internet na forma de um mapa com os percursos e a vivência de cada participante.

O resultado foi um trabalho de arte, envolvendo as etapas desde o momento de elaboração conceitual até a sua materialização e o retorno ao pensamento abstrato, o verdadeiro Encontro em um ponto.

Equipe

Luiz Alphonsus
artista convidado

Tina Velho
coordenadora do projeto

Bia Amaral
Giodana Holanda
Tina Velho
Equipe do NAT_eav

Tania Queiroz
Cristina de Padula
educadoras

Cristina Verdade
designer/webmaster

Emanuel de Jesus
vídeo e edição de vídeo

Luiz Nogueira
produção